top of page
a-MARCO.jpg
SKTB-pg03.jpg

Quadrinista, ilustrador e artista de pré-produção de animação.

 

Marco começou a trabalhar com arte em 1985 em uma agência de publicidade e atuou na área até 1990, quando decidiu se aventurar no mercado de animação. Como ilustrador e storyboarder, participou da produção de curtas e longas-metragens de animação, incluindo trabalhos como “GUMMI BEARS”, “ALADDIN” (ambos da Disney-HGN) e “O GRILO FELIZ” (longa-metragem da Start Anima). Também produziu storyboards para comerciais de TV (live-action) e cenários para comerciais de TV em desenho animado.

Entre os anos de 1993 e 1998, foi o ilustrador oficial e Coordenador de Arte do Instituto Ayrton Senna - Senninha e sua Turma.

Em 1998, fundou seu próprio estúdio, onde passou a produzir histórias em quadrinhos, ilustrações e animações para o mercado editorial e publicitário. Desenhou para importantes editoras de livros didáticos e paradidáticos do Brasil e do exterior, incluindo a Editora Globo - Sitio do Picapau Amarelo, American Greetings – Moranguinho, CPB - Revista Nosso Amiguinho, Takaoka Empreendimentos - Revista Takinha e sua Turma (sendo o criador do personagem), Fundação Mokiti Okada - Revista Turma do Planeta Azul (reestilizou o design dos personagens em duas fases), entre outras.

Participou com a HQ “Bichos” (roteiro de Marcelo Marchi) do álbum Bilhetes, vencedor do 34º Troféu Angelo Agostini e indicado ao Troféu HQMix como melhor lançamento de quadrinhos independente de 2018. Também participou da revista em quadrinhos coletiva "Histórias Passageiras" com roteiros de Edu Dieb, indicada ao Troféu HQMix 19 como melhor edição independente.

Atualmente, Marco Antonio Cortez desenha para a Ink&Blood Comics (Revistas Mestres do Terror e Calafrio), Disney-Culturama, projetos independentes de quadrinhos, editoras de quadrinhos americanas e para editoras de livros infantis e juvenis.

Com mais de 35 anos de atuação no mercado, sendo 26 deles exclusivamente com quadrinhos, é membro da Associação Brasileira Cinema de Animação-ABCA, da Sociedade dos Ilustradores do Brasil-SIB e da AQC-ESP Associação dos Quadrinistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo.

marco-stan3.jpg

Formação

 

Graduado em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo [Licenciatura Plena] - 1987; Curso de extensão universitária em educação pela Universidade de Guarulhos – 2000;

Instrutor de Mindfulness aplicado à Promoção da Saúde (Protocolo MBHP) certificado pelo Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. (2022)

MARCO A CORTEZ bx.jpg
marco3.jpg

Eventos

 

Em 2011 participou da exposição IlustraBrazil - IlustraBrazil China organizado pela SIB Sociedade dos Ilustradores do Brasil. (VISITE)

Participação na Artist’s Alley

- CCXP Comic Con Experience- 2016/17/18/19;

- Bienal Internacional de Quadrinhos de Curitiba 2018;

- Festival de Quadrinhos de Limeira (2016/17/18) - Artista convidado para Expo Bonelli (18); 

- JundComics 2016/17/18/19;

- Butantã GibiCon 2019 e demais eventos de quadrinhos e universo Geek de SP e interior.

Nota: Devido à COVID-19, decidi não participar de nenhum evento de quadrinhos nos anos 2020 e 2021 incluindo os eventos online. Em 2022, retornei apenas a alguns eventos específicos e de menor duração devido a compromissos contratuais.

 

Trabalhos publicados

- Art Directors' Index to Illustrators 16 (Publicado na Europa)

- Creative Index 6 Latin America

- Livro-portfólio da Associação Brasileira de Ilustradores

- Livro Imaginabilis 1 e 4 

- Site da Sociedade dos Ilustradores do Brasil [VISITE]

- Livro Talento 5, 6, 7, 9 , 10 e 14 - Mostra e livro - Talentos da Comunicação 2004.

- Exposição e Catálogo IlustraBrasil - do 2º ao 9º - SIB Sociedade dos Ilustradores do Brasil – Senac – São Paulo.

- Guia dos Quadrinhos [VISITE]

- Premiado com o 34º Trofeu Angelo Agostini e indicado ao Troféu HQMix - Melhor lançamento de Quadrinhos Independente – Álbum Bilhetes (Coletivo) 2018.

- Indicado ao Troféu HQMix e Troféu Angelo Agostini- Melhor lançamento de Quadrinhos Independente – Álbum Histórias Passageiras (Coletivo) 2019.

logo_final_site.png

Visite minha página

no Guia dos Quadrinhos

bottom of page