a-MARCO.jpg
SKTB-pg03.jpg

Quadrinista, ilustrador e artista de pré-produção de animação.

 

   Marco começou a trabalhar com arte em 1985 em uma agência de publicidade e ficou na área até 1990 quando resolveu mudar para o mercado de animação. Como ilustrador e storyboarder trabalhou na produção de curtas e longas metragem de animação, entre eles: “GUMMI BEARS”, “ALADDIN” (ambos da Disney-HGN) e “O GRILO FELIZ” Longa metragem da Start Anima. Produziu storyboard para comerciais de TV (live-action) e cenários para comerciais de TV em desenho animado.

   Foi o ilustrador oficial e Coordenador de Arte do Instituto Ayrton Senna - Senninha e sua Turma de 1993 até o final de 1998.

    Em 1998 montou o estúdio onde passou a produzir histórias em quadrinhos, ilustrações e animações para o mercado editorial e publicitário. Desenhou para: Editora Globo - Sitio do Picapau Amarelo, American Greetings – Moranguinho, CPB -Revista Nosso Amiguinho, Takaoka Empreendimentos - Revista Takinha e sua Turma (Foi o criador do personagem), Fundação Mokiti Okada - Revista Turma do Planeta Azul (Reestilizou o design dos personagens em duas fases) e para outras importantes editoras de livros didáticos e paradidáticos do Brasil e do exterior.

    Participou com a HQ “Bichos” (roteiro de Marcelo Marchi) no álbum Bilhetes - ganhador do 34º Troféu Angelo Agostini e indicado ao Troféu HQMix como melhor lançamento de quadrinhos independente de 2018; da Revista em Quadrinhos Coletiva "Histórias Passageiras" com roteiros de Edu Dieb, indicada ao Troféu HQMix 19 como melhor edição independente.

   Atualmente desenha para a Ink&Blood Comics (Revistas Mestres do Terror e Calafrio), projetos independentes de quadrinhos e para editoras de livros infantis e juvenis.

   Atua há mais de 35 anos no Mercado, sendo que 26 deles exclusivamente com quadrinhos. Membro da Associação Brasileira Cinema de Animação-ABCA, da Sociedade dos Ilustradores do Brasil-SIB e da AQC-ESP Associação dos Quadrinistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo.

marco-stan3.jpg

Formação

 

Graduado em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo [Licenciatura Plena] - 1987; Curso de extensão universitária em educação pela Universidade de Guarulhos – 2000 e Pós (Formação de Instrutor) em Mindfulness pela UNIFESP-Mindfulness Brasil (cursando).

MARCO A CORTEZ bx.jpg
marco3.jpg

Eventos

 

Em 2011 participou da exposição IlustraBrazil - IlustraBrazil China organizado pela SIB Sociedade dos Ilustradores do Brasil. (VISITE)

Participação na Artist’s Alley

- CCXP Comic Con Experience- 2016/17/18/19;

- Bienal Internacional de Quadrinhos de Curitiba 2018;

- Festival de Quadrinhos de Limeira (2016/17/18) - Artista convidado para Expo Bonelli (18); 

- JundComics 2016/17/18/19;

- Butantã GibiCon 2019 e demais eventos de quadrinhos e universo Geek de SP e interior.

NOTA: Devido a COVID19 decidi não participar de nenhum evento de quadrinhos do ano de 2020, mesmo dos eventos online.

 

Trabalhos publicados

- Art Directors' Index to Illustrators 16 (Publicado na Europa)

- Creative Index 6 Latin America

- Livro-portfólio da Associação Brasileira de Ilustradores

- Livro Imaginabilis 1 e 4 

- Site da Sociedade dos Ilustradores do Brasil [VISITE]

- Livro Talento 5, 6, 7, 9 , 10 e 14 - Mostra e livro - Talentos da Comunicação 2004.

- Exposição e Catálogo IlustraBrasil - do 2º ao 9º - SIB Sociedade dos Ilustradores do Brasil – Senac – São Paulo.

- Guia dos Quadrinhos [VISITE]

- Premiado com o 34º Trofeu Angelo Agostini e indicado ao Troféu HQMix - Melhor lançamento de Quadrinhos Independente – Álbum Bilhetes (Coletivo) 2018.

- Indicado ao Troféu HQMix e Troféu Angelo Agostini- Melhor lançamento de Quadrinhos Independente – Álbum Histórias Passageiras (Coletivo) 2019.